Engenharia Agrícola e Ambiental do IFNMG campus Araçuaí no Projeto de Irrigação Jaíba-MG

Entre os dias 15 e 17 de dezembro, o curso de Engenharia Agrícola e Ambiental do IFNMG - campus Araçuaí realizou uma visita técnica com os professores Aureliane Araújo e Vinicius Caloti, ao Projeto Jaíba, localizado no norte de Minas Gerais.
O projeto Jaíba emprega 22 mil funcionários na produção de cana de açúcar, banana, limões, café, tangerinas, uvas, manga, batata doce, amendoins e outros.
No dia 16, na Etapa 2, conhecemos a gleba de fruticultura voltada à produção de uvas e mangas. Fomos brindados com o apoio técnico da equipe do DIJ (Distrito de Irrigação do Jaiba) e da EMATER somados à visão de trabalho e empreendimento do agrônomo Sidney, na etapa 2. Sem dúvida, determinação e empenho apresentados em campo, reforçaram a carga teórica bimestral da disciplina de Ética e Responsabilidade Social. Também contamos com a colaboração do produtor Sirineu da etapa 1.
Entre a relevância social da gleba na etapa 2, produzindo 500 toneladas de mangas, cinco carretas de mangas e duas carretas de uvas, semanalmente abastecendo o CEASA, CEAGESP, CEANORTE e outros mercados, apenas a gleba visitada dispõe de 140 funcionários. Para além do grande desempenho econômico, o desenvolvimento está presente na região e conta, ainda, com um quadro de funcionários vinculados aos pioneiros da fundação da estrutura das áreas agrícolas.
Na etapa 1, a organização produtiva é diferente, Sirineu administra e trabalha na propriedade de cinco hectares, o suporte da EMATER, CODEVASF, DIJ são importantes na dinâmica produtiva. Ao tratar das vantagens da criação de suínos, o proprietário destacou a dimensão de agregar valor aos produtos e, ao mesmo tempo, utilizar o biogás, por meio do biodigestor. Na propriedade, outro ponto igualmente importante na geração de renda está no cultivo de limões reconhecidos no mercado internacional, e também, tangerinas e outras frutas.
Ao final da tarde, percorremos os canais de Irrigação, e, então, do alto da estrutura de Irrigação identificamos as transformações ocorridas na região. A partir daí ficou claro a importância do poder público na busca das soluções tecnológicas aliadas ao compromisso social e econômico com as gentes do sertão.
Texto : Aureliane Araújo Freire
