Pesquisadores Associados
André Luís de Macedo Serrano
Professor de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino público do Espírito Santo (SEDU/ES). Doutorando em Letras, área de concentração em Estudos Literários, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGL/UFES), com pesquisa de tese sobre o livro de contos "Rajatabla", de Luis Britto García. Participa também do Grupo de Pesquisa "Literatura, Soberania Nacional e Multipolaridade". Mestre em Letras (2018) pelo PPGL/UFES. Bolsista CAPES (2016/2018), com pesquisa de dissertação na obra de Franz Kafka. Graduado em Letras - Português (2014), também pela UFES. Foi bolsista de Iniciação Científica (2011/2012) CNPq, com pesquisa no conto de André Sant'Anna. Participou voluntariamente no Projeto de Extensão "Teatro dos Desoprimidos" (TEDESOM), que foi exibido como programa de rádio na Universitária 104.7 FM. Também integrou, como voluntário, o Projeto de Extensão "Releitores", na função de revisor de texto. Atuou como produtor cultural e artista no coletivo literário Confraria dos Bardos.
CV: http://lattes.cnpq.br/1514810151325519
Andressa Santos Takao
Mestra em Letras (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em letras com área de concentração em Estudos Literários pela UFES, tendo como centro da pesquisa de mestrado as obras de Carlos Drummond de Andrade e Jean-Paul Sartre. Graduada em Letras Português/Inglês (2014). Colaborou no Projeto de Extensão como voluntária no Programa Teatro dos desoprimidos que foi transmitido pela Rádio Universitária FM. É poetisa e atuou como produtora cultural e artista no Coletivo Literário Capixaba Confraria dos Bardos e também atua como docente na rede básica de ensino.
CV: http://lattes.cnpq.br/0056168473668390
Anelito Pereira de Oliveira
Doutor em Literatura Brasileira pela Usp, Mestre em Estudos Literários pela UFMG, Graduado em Letras pela UFMG. Realizou Pós-Doutorado em Teoria Literária na Unicamp e visitas de pesquisa pós-doutoral nas Universidades de Lisboa Clássica, Nova de Lisboa, Porto, Minho e Salamanca. Ministrou aulas especiais e apresentou conferências nessas Universidades e também nas Universidades de Coimbra, Évora e Católica de Braga. Apresentou conferências, palestras e ministrou aulas especiais em várias instituições angolanas, como a Universidade Agostinho Neto e a União dos Escritores Angolanos, e moçambicanas, como a Casa do Professor e o Instituto Guimarães Rosa da Embaixada Brasileira em Moçambique. Editou o Suplemento Literário de Minas Gerais de 1999 a 2003 e colaborou com inúmeras publicações jornalísticas, literárias, culturais e acadêmicas no país e no exterior, como o Pensar, do Estado de Minas, o Jornal de Resenhas, da Folha de São Paulo, a Revista Usp, a Revista de Estudios Portugueses y Brasileños da Universidad de Salamanca e a Revista Veredas da Associação Internacional dos Lusitanistas. Publicou 16 livros como autor-solo em gêneros discursivos diversos, inúmeros artigos científicos e participou de dezenas de outros como co-autor, organizador e ou editor. Integra, como Pesquisador voluntário, o NEIA (Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade) da UFMG e o GeFelit (Grupo de Estudos em Filosofia e Literatura) da UFS, é filiado à Associação Brasileira de Estudos Africanos (ABEÁfrica). Tem vasta experiência em ensino, pesquisa, extensão e gestão em nível Superior.. Desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão como Professor Visitante de Literaturas Africanas na UFMG de 2021 a 2023, onde coordenou o projeto Banja: encontros com as literaturas africanas de língua portuguesa no Canal Literafro do NEIA-UFMG.
CV: http://lattes.cnpq.br/3548438513626558
Danielle da Silva Apolinario
Doutora pelo programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Mestra também pelo programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Cursei especialização (Lato Sensu) em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes. Sou licenciada em Letras Português e Respectivas Literaturas e atuo como professora na educação básica do município de Vila Velha e da Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU).
http://lattes.cnpq.br/8401868329355369
Diana Carla de Souza Barbosa
Doutora em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve estudos que integram a Linha de Pesquisa Literatura, Alteridade e Sociedade (LAS)" do PPGL-Ufes. O tema de sua tese é Estética da recepção da civilização burguesa: do Liberalismo ao Neoliberalismo (2019). O tema de sua dissertação de mestrado é A Literatura do fora em Perto do Coração Selvagem, de Clarice Lispector (2011). É mentora acadêmica de mestrandos e doutorandos de diversas áreas de conhecimento. Pesquisadora marxista. Estuda obras de Karl Marx e Friedrich Engels, dialoga com escritores como György Lukács, Domenico Losurdo, István Mészáros, Fredric Jameson, Jacques Ranciére, Alexandra Kollontai, Vladimir Lenin, Rosa Luxemburgo, Angela Davis, Bell Hoolks etc. Seus estudos abrangem a área da literatura, política, sociologia, filosofia e antropologia. Sua pesquisa mais atual é sobre o Realismo e o Feminismo nas obras da modernista Patrícia Galvão (Pagu) e da poeta e romancista nicaraguense Gioconda Belli. Além de mestre em Letras pela Ufes, é especialista em Gestão Educacional, com ênfase na elaboração de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, especialista em EJA pelo Instituto Superior de Educação e Cultura Ulisses Boyd (2008). Possui Graduação Plena em Letras-Português pela Ufes (2007). Atualmente é coordenadora de projetos de leitura literária em algumas escolas públicas do Espírito Santo e é professora efetiva de Língua Portuguesa e Literatura da rede municipal de Vitória. Também realiza consultorias para implementação de projetos de leitura literária para escolas de educação básica particulares. É revisora crítica de textos científicos e literários. Faz parte da comissão organizadora do Congresso Internacional Permanente Literatura, Soberania Nacional e Multipolaridade promovido pelo Núcleo de Diversidade e Descolonização que faz parte do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (campus Colatina). Participa dos seguintes grupos de pesquisa como coordenadora (junto a outros professores doutores): Nudes: Diversidade e descolonização", "O estatuto (contra)colonial da humanidade" e O realismo estético como vanguarda. Também faz parte e coordena o projeto de pesquisa e extensão TEDESOM (Teatro dos Desoprimidos), que possuía um programa na rádio Universitária (104.7), na Universidade Federal do Espírito Santo. É membro do Grupo de Pesquisa Leitura, Literatura e Educação, do Instituto Federal de Colatina/ES. Participou dos grupos de pesquisa e extensão Leitura literária na escola e Literatura e Psicanálise (2005 e 2006), coordenados pelas Professoras Doutoras Maria Fernanda de Oliveira e Ana Miranda, ambos desenvolvidos na Universidade Federal do Espírito Santo, sendo que o segundo com atividades ampliadas para o setor Psiquiátrico do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam).
CV: http://lattes.cnpq.br/2635586598007996
Elizabete Gerlânia Caron Sandrini
Doutora e Mestra em Letras pela Universidade Federal Do Espírito Santo (Ufes - 2017 e 2012). Tem especialização em Gestão Escolar Integradora: Supervisão, Orientação e Inspeção Educacional (2007) e especialização em Língua Portuguesa (1999). Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina (1997). Atuou como Coordenadora do Ensino Fundamental, por sete anos, e do Programa de Avaliação Básica do Espírito Santo (Paebes), na Secretaria Municipal de Educação de Colatina. Servidora di Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Atualmente responde pela Direção de Ensino do referido Campus e é a presidente do Fórum dos Diretores de Ensino (FGE). É membro da Academia de Letras e Artes de Colatina (Alarc).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.
CV: http://lattes.cnpq.br/9917145433423881
Fabio Henrique de Araujo Santos
Formação acadêmica: - Graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais em Língua Portuguesa e Literatura, na modalidade Licenciatura, em 2004. - Especialização em Língua portuguesa e Literatura brasileira na UCAM, Universidade Cândido Mendes, em 2014. - Mestrado em Letras, área de concentração, Estudos Literários pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo em 2017.- Doutorado em Letras, área de concentração, Estudos Literários pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo em 2023.2. Formação profissional: - Docente em Português e Literatura no Ensino Médio pela FUNEC - Fundação de Ensino de Contagem, em 2005. - Docente em Português e Literatura do Ensino Fundamental e Médio na SEEMG - Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, de 2006 até 2014. - Docente EBTT no IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ribeirão das Neves, desempenhando funções nas áreas de ensino, pesquisa e extensão de 2014 até o momento atual.
CV: http://lattes.cnpq.br/7551144489430397
Gustavo dos Santos Oliveira
Graduação em Engenharia Elétrica - Energia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2022). Tem experiência na área de Engenharia de Energia, com ênfase em Fontes Renováveis de Energia.Graduação em Ciências Exatas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2020).
CV: http://lattes.cnpq.br/0006134771287743
Jiego Balduino Fernandes Ribeiro
Pós-Doutorado em Letras, em curso (início em Agosto de 2023), pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutorado em Letras, área de concentração: Estudos Literários, pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui mestrado em Letras, área de concentração: Estudos Literários, pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010); especialização em Letras, área de concentração: Estudos Literários, pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007); e graduação em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005).
CV: http://lattes.cnpq.br/6883534901712641
Luciana Rodrigues do Nascimento
Graduada em Letras pela Faculdade Saberes (2011), Pós-graduada em nível de especialização em EJA, pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio(20112), Mestra em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017) e Doutora pela mesma instituição (2023). Atualmente, é professora do Instituto Federal do Espírito Santo, além de exercer o cargo de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química desde 2021. Habitualmente leciona as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, bem como disciplinas dos cursos superiores, como Leitura e Produção de Texto, Metodologia da Pesquisa e Monografia. Os conteúdos nos quais é mais atuante são: Gêneros Literários, Literatura de Língua Portuguesa, da Colonização à Modernidade, gramática geral, Leitura e Produção de Texto, incluindo o texto Dissertativo-Argumentativo, exigido pelo ENEM, bem como diversos tipos de textos comuns à vida acadêmica, além da organização de trabalhos de conclusão de curso.
CV: http://lattes.cnpq.br/6524467478871773
Luis Alberto Nogueira Alves
Doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), com pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Professor (Associado 4) do Departamento de Ciência da Literatura, Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leciona Fundamentos da Cultura Literária Brasileira (Fundbras). Pesquisa o impacto do golpe de 1964 sobre a configuração do sistema artísitco nacional, tomando por base as obras de Glauber Rocha e Rubem Fonseca produzidas na década de 1960. Do ponto de vista metodológica, a pesquisa está pautada na dialética de forma artística e processo social desenvolvida por Lukács, Adorno, Candido e Schwarz. A análise (dos filmes e das narrativas) procura desvendar a formalização artística das circunstâncias históricas. Leva em conta também a forma de engajamento do cineasta Glauber Rocha e do escritor Rubem Fonseca no período indicado.
CV: http://lattes.cnpq.br/2993827671744324
Luis Ausse
Doutorando em Letras, pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Gestão e Administração Educacional, pela Universidade Católica de Moçambique. Bacharel graduado em Ensino de Português, pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Pesquisador em línguas moçambicanas, tendo lançado um pequeno dicionário Yao-Português e Português-Yao, intitulado "Vocabulário de Ciyao. Desempenhou alguns cargos de gestão ao nível do Ministério da Educação, nomeadamente: Diretor de Escola Secundária do 2 Ciclo de Chiulugo, Diretor Distrital de Educação de Marrupa e Chefe Provincial de Repartição de Formação de Professores. Foi docente na Universidade Católica de Moçambique, onde lecionou as cadeiras de Supervisão/Inspeção e Planificação e Gestão de Políticas Educativas, no curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional; docente de Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa I e II, nos cursos de Licenciatura em Administração Hospitalar, Gestão de Recursos Humanos e Laborais, Administração Publica, Contabilidade e Auditoria. Lecionou a cadeira de Sociologia das Organizações, no curso de Recursos Humanos e Laborais e a cadeira do Português Jurídico I e II, no curso de Direito, na Universidade Católica de Moçambique. Lecionou a cadeira de Técnicas de Desenvolvimento de Pessoal, na Universidade Pedagógica de Moçambique, Delegação de Niassa. Orientou alunos no Pós-Graduação, no curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional. Dirigiu Bancas de Defesa no Mestrado. Pesquisa em ancestralidade e literatura ambiental.
CV: http://lattes.cnpq.br/0233283011223040
Marcelo Burmann dos Santos
Possui graduação em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. Também, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da mesma Universidade, é mestre em Letras (2019). Além disso, atua como professor da educação básica, produtor cultural e coordenador de cursinho popular. (Texto informado pelo autor)
CV: http://lattes.cnpq.br/3681923085184529
Soriba Diakhaby
Doutorando (em cotutela) em Letras (estudos literarios) na Universidade de Brasilia (UnB) e Université Laval (Ulaval) - Canada, Québec. Mestre em Letras (estudos literarios) pela Universidade Federal de Espirito Santo(UFES)- Brasil.Graduado (Licenciatura 3) em Letras Português - Université Cheikh Anta Diop de Dakar (2019). Possui o diploma de "baccalauréat" (equivalente de ENEM no Brasil) do ensino médio - Liceu Comunal de Tambacounda ( 2016, Senegal/ tambacounda). Colaborador estrangeiro do grupo de pesquisa: GEPHADA(Grupo de Estudos e Pesquisa em Historia da Africa e Diaspora Africana) da Universidade federal de Sergipe- Brasil.Estudante no grupo de pesquisa Literatura, Soberania nacional e multipolaridade: Machado, Barreto, Graciliano,Julião e Ivan Angelo, da Universidade Federal do Espirito Santo. Adquiriu conhecimentos na áreas de literaturas africanas de expressão francesa e portuguesa, da Literatura e Civilização portuguêsa. Tem experiência no ensino de linguas (françês e português).
CV: http://lattes.cnpq.br/5416781480581655
Vinícius de Aguiar Caloti
Doutorando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGHS/UERJ-FFP), Mestre em Ensino de Humanidades pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Especialista em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Educação Especial, Educação Inclusiva e Altas Habilidades (FACUVALE); Ensino Religioso (FVC/FACUVALE). Possui Aperfeiçoamento em Patrimônio, Arqueologia e Educação (IFES); Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UFES), Licenciado em Filosofia (UFES), Licenciando em Pedagogia (UNICV). Professor de Ensino Religioso da Rede Municipal de Cariacica (PMC/ES). Membro do Núcleo de Pesquisa em "Diversidade e Descolonização" , do Conselho Editorial da Revista "Cultura e Sul Global" e do Grupo de Pesquisa "Literatura, Soberania Nacional e Multipolaridade" (NUDES/UFES) regidos pelo Profº. Drº. Luis Eustáquio Soares da UFES. Atualmente, desenvolve os seguintes projetos: "Carnaval de Congo de Máscaras em Roda D'Água: Identidade, Cultura, Memória, Patrimônio e Desenvolvimento Local (1993-2023)" pelo PPGHS/UERJ, "Cartografia social do território do congo em Cariacica/ES" e "Cultura Popular, território, trabalho e soberania social" pelo NUDES/UFES, dedicando-se a investigações que envolvem o Patrimônio Cultural Imaterial, a Cultura Popular, enfaticamente, o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D'Água e o ícone João Bananeira, afora a Dominação Imperialista Norte-Americana sobre a Cultura e as políticas culturais. É "Padrinho" da Banda de Congo "Mestre dos Mestres Prudêncio Resgate Cultural" (Boa Vista, Cariacica-ES)" e pessoa com deficiência múltipla (PcD), portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) e do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
CV: http://lattes.cnpq.br/0136238997778525
Wanderlei Porto do Nascimento Aguiar
Mestrando em Educação (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO - UFES 2024).Professor Autista (Síndrome de Asperger). Possui graduação em Pedagogia - FIPAG (2004). Pós-Graduação em Gestão Educacional, Faculdade Claretiano Batatais São Paulo 2014. Pós-Graduação em Ensino Religioso Faculdade Claretiano Batatais São Paulo - 2015. Graduação em Filosofia - UFES, Universidade Federal do Espírito Santo - 2017. Pós-Graduação Aperfeiçoamento em Gestão Política - IFES - Instituto Federal do Espírito Santo 2022. Pós-graduação Latu Senso Especialização Educação Met. e Prát. Ens. Fund. - IFES 2023. Graduação em História - UFES 2024.