Cultura Popular
Atualmente, os pesquisadores infra associados desenvolvem os seguintes projetos:
Profº. Doutorando Vinícius de Aguiar Caloti (PPGHS/UERJ-FFP)
Projeto: Cultura nacional nas comunidades tradicionais, no patrimônio capixaba e nas Bandas de Congo
Sub-projetos:
- Carnaval de Congo de Máscaras em Roda D'Água: Identidade, Cultura, Memória, Patrimônio e Desenvolvimento Local (1993-2023).
- Cartografia social do território do congo em Cariacica/ES.
- Cultura Popular, Território, Trabalho e Soberania.
Vinícius de Aguiar Caloti pesquisa a cultura popular capixaba, focalizando o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D'Água e o ícone João Bananeira. Ambos bens culturais surgiram há mais de 150 anos, na circunregião de Roda D’Água, após a repressão à Insurreição na Freguesia de Queimado (1849), considerada o maior levantamento de esvravizados na história do Espírito Santo. O rito celebrativo guarda relação com a devoção à Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Estado do Espírito Santo, sendo, pois, caracterizado por um auto de fé, tradição e alegria, demarcado por um catolicismo popular sincrético com as religiões de matriz africana, abrangendo um público que já orbitou até 40.000 pessoas, advindas de várias partes do Estado e do país. O Profº. Vinícius é "padrinho" da Banda de Congo "Mestre dos Mestres Prudêncio Resgate Cultural" (Boa Vista, Cariacica-ES) regida pelo Mestre Ezequiel. Atualmente realiza entrevistas com mestres das bandas de congo, congueiros, técnicos, pesquisadores, políticos e artistas voltados para o território do congo cariaciquense, buscando uma valorização do povo brasileiro, da identidade, cultura e do Estado nacional, a partir dos veios popular e local.
Profº. Mestrando Wanderlei Porto Nascimento Aguiar (PPGE/UFES)
Projeto: Cultural Banda de Congo no ambiente escolar de Araçatiba, Viana - ES: uma abordagem pedagógica decolonial.
Wanderlei Porto do Nascimento Aguiar, atuando como técnico na Secretaria Municipal de Educação de Viana-ES, deu início a um projeto denominado Banda de Congo na instituição de ensino, propondo uma abordagem pedagógica decolonial Mignolo (2003). O projeto histórico e cultural se concentra na educação das relações étnico-raciais, com foco na Banda de Congo Mãe Petronilha, do município de Viana-ES, busca promover a valorização e o reconhecimento das expressões culturais afro-brasileiras tanto na escola quanto na comunidade, com duração de um semestre visando a aplicação prática da Lei 10.639/2003. A proposta tem como um objetivo fomentar uma reflexão crítica sobre a diversidade étnica e racial e a importância do patrimônio cultural na constituição da identidade dos estudantes da região Araçatiba, ao mesmo tempo em que resgata tradições que, ao longo da história, ficaram à margem (Maldonado-Torres, 2007), contribuindo assim, a partir da realidade local para a formação de uma sociedade mais justa e inclusiva (Munanga, 2025), sob a abordagem decolonialista. Araçatiba abriga uma comunidade de remanescentes quilombolas da antiga Fazenda Jesuítica de Araçatiba.