Apresentação da Banda Cia Cumby na praça central de Viana Sede, em 27 de setembro, às 18h

Em 27 de setembro de 2025, a partir das 18h, a Banda "Cia Cumby" se apresentará na praça central de Viana Sede, ES. A expressão "Cia Cumby" que significa "Filhos do Sol", provém da língua kimbundu pertencente à família bantu, sendo, pois, falada sobretudo na região de Luanda, em Angola, outrossim considerada a segunda língua mais utilizada no país.

A Cia Cumby foi fundada em 1997 pelo insigne Mestre Prudêncio, reputado como um dos maiores organizadores do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D'Água, Cariacica/ES. Ilustre personagem do folclore, da história, da memória social, da identidade coletiva e da tradição cultural do Município, recebeu in memoriam o título e a placa condecorativa de "Mestre dos Mestres das Bandas de Congo de Cariacica", em 2019, mediante uma homenagem realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) que premiou os vinte maiores agitadores culturais da história citadina. A Banda Cia Cumby faz um instigante trabalho de releitura do congo tradicional, a partir do rap e influências do rock, despertando o anseio de um público capixaba interessado em temáticais, tais quais "cultura afro-capixaba", "cultura popular", "bandas de congos", "comunidades tradicionais", "quilombolas", "rap", "pop rock".

Depois de ficar dois anos fora do Carnaval de Congo de Mascaras de Roda D'Água, a Cia Cumby retorna à cena capixaba, sob a regência do Mestre Ezequiel, filho do Mestre Prudêncio, responsável por levar adiante o seu legado cultural. Educador social há quase 30 anos, Mestre Ezequiel desenvolve várias ações sociais e projetos culturais, dentre os quais, a Banda de Congo "Mestre dos Mestres Prudêncio Resgate Cultural", afora a realização de atividades culturais e folclóricas no espaço "Terreirão Cultural", na prática um ponto de cultura situado em Boa Vista (Cariacica), defronte ao Mochuara, que abriga ambas as bandas mencionadas. Mestre Ezequiel também participa do Projeto de Extensão Cultura Popular, Território, Trabalho e Soberania, coordenado pelos Professores Drº. Luis Eustáquio Soares (coordenador acadêmico) e Msc. Vinícius de Aguiar Caloti (pesquisador de campo), desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Diversidade e Descolonização (NUDES) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

A apresentação da banda folclórica está a ser promovida pela 4ª edição do Cultura em Toda Parte que oferece apresentações musicais, oficinas e espetáculos de teatro gratuitamente à população capixaba. O Cultura em Toda Parte é realizado pela Secretaria Estadual de Cultura (SECULT), em parceria com as OSCs Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER) e Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), por meio de chamamento público. Conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal e apoio da Prefeitura Municipal de Viana.

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910