Inovações de Eustáquio
Projetos de pesquisa
2019 - 2022 : OS MEIOS DE PRODUÇÃO CULTURAL DO ULTRAIMPERIALISMO AMERICANO: BARRROCO, REALISMO E BIOPOLÍTICA. (Machado, Pagu, Oswald, Carolina de Jesus, Agrippino de Paula)
Descrição: Projeto de Pesquisa, Pq, aprovado pelo CNPq para o triênio 2019-2022. Resumo: As civilizações de tradição de oprimido são metafísicas porque as narrativas de suas origens, centradas na figura do soberano, reproduzem-se no destino da comunidade. A modernidade capitalista é uma estrutura social e produtiva metafísica porque se realiza pela reprodução ampliada, compreendida como o destino de sua origem, a saber: o capital. A hipótese desta pesquisa sustenta-se no argumento de que a modernidade capitalista conheceu quatro períodos metafísicos: 1) o período colonial; 2) o período revolucionário da civilização burguesa, o menos metafísico, entre todos; 3) O período do interimperialismo europeu; 4) o momento atual do ultraimperialismo americano, que incorpora e desdobra metafisicamente os períodos precedentes, como meios de produção cultural mundialmente estabelecido. Esta pesquisa pretende pensar o dispositivo (ethos) barroco e o realista como potências estéticas que rasuram a metafísica da civilização burguesa. O barroco rasura a sua origem; o realismo, o seu destino. Tendo em vista os romances Memórias póstumas de Brás Cubas (1981), de Machado de Assis; Parque industrial (1933), de Patrícia Galvão; Revolução melancólica (1943) e Chão (1945), de Oswald de Andrade; Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus; e PaAmerica (1967), de José Agrippino de Paula, propõe-se pensar o dispositivo barroco e realista no contexto da literatura brasileira, tendo em vista as questões históricas típicas do sistema metafísico do capitalismo latino-americano, do período colonial ao contemporâneo. Outro tema que subjaz a essas questões é o da biopolítica, pensado sob dois pontos de vista: biopolíticas das metafísicas da civilização burguesa; e biopolíticas sem origem e sem destino, logo sem metafísica. Espera-se que a bibliografia proposta responda minimamente aos desafios projetados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Luis Eustaquio Soares - Coordenador / Elizabete Gerlânia Caron Sandrin - Integrante / Elmo Ribeiro - Integrante / Diana Carla Barbosa - Integrante / Andressa Takao - Integrante / André Serrano - Integrante / Alda Correia - Integrante / Marcelo Burmann - Integrante / Shintia Gottardi de Almeida - Integrante / Rainã Jacobsen Maier - Integrante / Rogério Rufino de Oliveira - Integrante / : El-Buainin Vieira Machado Nunes - Integrante / Vinícius de Aguiar Caloti - Integrante / Fábio Henrique de Araújo Santos - Integrante / Leonardo Mendes Neves Félix - Integrante / Attila de Oliveira Piovesan - Integrante.
2016 - 2019: Literatura, imperialismo mundial integrado e biopolítica
Descrição: Este projeto dá seguimento, sob novas bases, a pesquisas anteriores, especialmente a que possibilitou, a partir do último pós-doutorado, a escrita e a publicação do livro A sociedade do controle integrado: Franz Kafka e Guimarães Rosa (2014), Edufes, ensaio no qual o tema dos modelos de sociedade, de estado de exceção, de biopolítica, da indústria cultural, entre outros, foram articulados tendo em vista o fundo histórico da trans-história da tradição do oprimido, na perspectiva de Walter Benjamin (1994) e Agamben (2002), por exemplo, razão suficiente, acredita-se, para propor esta investigação relativa à interação entre imperialismo, ordoliberalismo, anarcoliberalismo, nos termos pensados por Michel Foucault, em Nascimento da biopolítica (2008), enfocando a indiscernibilidade atual entre biopolítica, espetáculo, niilismo, vida nua, ao mesmo tempo em que procura analisar os processos primários de resistência e alternativa a essas interfaces imperialistas a partir de uma biopolítica afirmativa presentes nos romances A revolução melancólica (1943), Chão (1945), ambos de Oswald de Andrade; Parque Industrial (1933), de Pagu; e PanAmerica (1967), de José Agrippino de Paula.Palavras-chave: Narrativa brasileira, Ordoliberalismo/Anarcoliberalismo, Biopolítica, espetáculo, imperialismo, inconsciente, vida nua..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Luis Eustaquio Soares - Coordenador / Luis Eustáquio Soares - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Letras - Bolsa.
Projeto de extensão
2015 - Atual: Tedesom, Teatro dos Desoprimidos, na rádio Universitária
Descrição: Ecoando o TEATRO DO OPRIMIDO, DE BOAL, a proposta do TEDESOM se inspira em Marx, na, em perspectiva sempre concreta, importância indispensável da busca/ constituição de uma sociedade sem classes. Para tal, o Teatro dos Desoprimidos compreende que, no interior das divisões de classes sociais ( como a atual, em que estamos afogados) todos nós nos fazemos literalmente perdidos, psicologicamente afetados, porque somos partes e contrapartes da divisão mundial do trabalho, como princípio e precipício da divisão entre classes sociais, em contextos igualmente planetários. Sob esse ponto de vista, a pior afetação psíquica da nossa era é certamente a normopatia - a doença psíquica da normalidade burguesa, que afeta opressores e oprimidos, tal que os segundos desejam ser os primeiros, reforçando, assim, a divisão social do trabalho e a permanência da escandalosa injustiça social a partir mesmo, muitas vezes, do desejo, capturado, dos oprimidos. Tendo em vista, portanto, essa ideia, de uma sociedade sem classes, o PROGRAMA TEATRO DOs DESOPRIMIDOs propõe um jogo de máscaras de desopressão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luis Eustaquio Soares - Coordenador / Elmo Ribeiro - Integrante / Diana Carla Barbosa - Integrante / Andressa Takao - Integrante / André Serrano - Integrante / Fábio Henrique - Integrante / Marcos Matias Rocha - Integrante / Vinicius Caloti - Integrante.
Obs.: Atualizado em 05/07/2025 às 01h53.