Conferência de André Serrano no Congresso "Literatura, Soberania Nacional e Multipolaridade"

Na 7ª Conferência, contaremos com a apresentação de André Serrano, sob o título Nicarágua e Venezuela no cancioneiro popular da América Latina.

Resumo: Nesta conferência, pretende-se apresentar algumas ideias sobre o cancioneiro popular latino-americano, em suas interfaces com os gêneros lírico e épico, a partir de duas perspectivas revolucionário-emancipatórias: o sandinismo nicaraguense e o bolivarianismo venezuelano. Analisam-se as letras da “Canción bolivariana”, de Ali Primera e também de “Yo soy de un pueblo sencillo” e “Somos hijos del maíz”, de Luis Enrique Mejía Godoy. De modo a interpretar o potencial crítico dos textos ante o processo histórico latino-americano, debate-se teoricamente as ideias de transculturação, por Fernando Ortiz (1978) e Ángel Rama (2008); de antropofagia, por Oswald de Andrade (2001); e de imperialismo e dependência, por Octavio Ianni (1976) e Vânia Bambirra (1987). 

Palavras-chave: Cancioneiro Popular. América Latina. Ali Primera. Luis Enrique Mejía Godoy,

Link: https://www.youtube.com/watch?v=deLQHoEdjuw&t=1s 

Minibiografia: André Luís de Macedo Serrano é professor de Língua Portuguesa da Rede Pública Estadual do Espírito Santo. Doutorando em Letras, com foco em Estudos Literários, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGL/UFES). Atualmente pesquisa a relação entre imperialismo, dependência e bolivarianismo no livro de contos Rajatabla, do venezuelano Luis Britto García. Participa também do Núcleo “Descolonização e Diversidade” (NUDES) e do Grupo de Pesquisa “Literatura, Soberania Nacional e Multipolaridade”, ambos sob orientação do Prof. Luis Eustáquio Soares. Publicou ainda, em 2022, a sua primeira obra literária, Antiquário (contos). 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910